2022/05/27

Poupe 30% de volume

O embalamento sustentável e eficiente de rolhas com a tecnologia de automação da Festo

Portugal, este ano o País-Parceiro da Hannover Messe, é o campeão mundial em rolhas de cortiça: com a maior área de sobreiros, os portugueses também são os maiores exportadores de cortiça do mundo.   Mesmo a cortiça sendo leve, torna-se um material muito volumoso se for embalado de forma ineficiente. Para poupar energia e reduzir as emissões de CO2 durante o transporte, o Grupo ESI desenvolveu um sistema para o embalamento de rolhas que requer 30% menos volume e não precisa de plástico.  A bordo: tecnologia de automação da Festo.

Tradicionalmente, as garrafas de vinho são seladas com rolhas de cortiça, uma vez que as propriedades naturais da cortiça facilitam a selagem hermética da garrafa e também que o vinho “respire”. Há uma troca mínima com o ar envolvente através da cortiça, deixando o vinho maturar. No entanto, a maneira mais comum de embalar as rolhas de cortiça em sacos de plástico e empilhá-los em paletes para proceder ao transporte não é a mais eficiente. A instabilidade dos sacos cheios dificulta a logística e tem um impacto negativo na qualidade do produto.

Este desafio foi a base para a solução inovadora de três engenheiros mecânicos portugueses à volta de Gil Sousa, que levou à fundação do Grupo ESI há 15 anos. A empresa desenvolveu um sistema robótico inovador para o embalamento de rolhas, que se baseia em embalá-las ordenadamente e de modo a poupar espaço em caixas de cartão. Este sistema reduz em 30% o volume para o transporte comparativamente aos sacos comuns. Gil Sousa explica: “Isto representa uma grande redução nos custos de logística, o que tem impacto direto nos custos finais do produto e reduz drasticamente a pegada ambiental do transporte.”

Mais requisitos para componentes na produção poeirenta
Um ambiente de produção poeirento exige mais dos componentes
A solução patenteada do Grupo ESI consiste numa célula autónoma e num sistema de paletização com um robô articulado e componentes pneumáticos da Festo. O ambiente de produção é poeirento devido a pequenas partículas de cortiça. Portanto, os componentes precisam de ser muito resistentes para não se desgastarem rapidamente devido ao atrito com partículas de poeira.

Os cilindros pneumáticos da Festo cumprem estes requisitos. Graças à sua compacidade, os pequenos cilindros redondos DSNU são perfeitos para comprimir as rolhas enquanto estas são sugadas pelas ventosas e colocadas na caixa. Os 20 cilindros são controlados pelo terminal de válvulas VTUG. Apesar da compacidade, este terminal de válvulas pequeno caracteriza-se pelos curtos tempos de reação e altos caudais, sendo, ao mesmo tempo, energeticamente eficiente.

2.200 componentes no programa básico
Os componentes de automação mencionados fazem parte da gama básica de produtos da Festo. Estas “estrelas da tecnologia de automação” incluem mais de 2.200 componentes de todos os níveis da cadeia de controlo pneumática e elétrica: da preparação de ar comprimido às válvulas, cilindros e acessórios, tais como tubos flexíveis personalizados e mecanismos com parafusos.

Rapidamente disponível no mundo todo
Vários componentes premiados estão prontos a enviar em apenas 24 horas a partir da receção do pedido; produtos personalizados estão prontos a enviar em poucos dias. Todos os produtos da gama básica encontram-se disponíveis no mundo todo, apresentando uma qualidade consistente graças à produção automatizada em várias localidades.

“A parceria com a Festo existe desde a nossa fundação. A Festo dá-nos apoio técnico na seleção de componentes, forneceu-nos material para testes e ajudou-nos a validar conceitos”, explica Gil Sousa, agora Diretor Comercial do Grupo ESI. “Os componentes e soluções da Festo ajudaram-nos a criar soluções inovadoras que permitiram aos nossos clientes aumentarem a sua produtividade e competitividade.”

Os processadores de rolhas lutam pela sustentabilidade
“Esta solução destaca o compromisso dos processadores de rolhas com os processos ambientalmente sustentáveis”, afirma Gil Sousa. “Menos plástico, mais poupança energética e menores emissões de poluentes na logística e no transporte também têm um impacto positivo nos custos e tornam o produto mais competitivo. "

About Festo:

Festo is a global player and an independent family-owned company with headquarters in Esslingen am Neckar, Germany. Festo has set standards in industrial automation technology and technical education ever since its establishment, thereby making a contribution to sustainable development of the environment, the economy and society. The company supplies pneumatic and electrical automation technology to 300,000 customers of factory and process automation in over 35 industries. The LifeTech sector with medical technology and laboratory automation is becoming increasingly important. The products and services are available in 176 countries.

With about 20,700 employees in over 250 branch offices in 61 countries worldwide, Festo achieved a turnover of around €3.36 billion in 2021. Each year around 7% of this turnover is invested in research and development. In this learning company, 1.5% of turnover is invested in basic and further training. Festo Didactic SE is a leading provider of technical education and training and offers its customers worldwide comprehensive digital and physical learning solutions in the industrial environment.

About Festo Spain/Portugal:

Festo Spain was founded in 1971, Festo Portugal in 2011. Today, the sales company with headquarters in Barcelona and Porto and a branch office in Bilbao in the Basque Country, has more than 190 employees and a turnover in 2021 of €75 million. It works with 139 distributors throughout the Iberian Peninsula. The most important industry segments are food and packaging, automotive and machine tools. For Festo, the Iberian Peninsula is the second most important automotive market in Europe after Germany. There are strong food & packaging OEMs, leading companies in flexible packaging as well as worldwide leaders in water treatment.

Cork packaging_1
The robot arm sucks in the corks with vacuum suction cups on its gripper and places them in the cartons to save space.
Cork packaging_2
DSNU
Robust: the 20 DSNU round cylinders from Festo's core range press the corks together while they are sucked in by the vacuum cups.
VTUG
Reliable: The cylinders are controlled by the VTUG valve terminal.

Pessoa de Contato Global

Compartilhar comunicado à imprensa